(Capability Maturitu Model)
O CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi criado, a partir do modelo CMM, para suprir as limitações do CMM, com a criação de:
- um método comum;
- unificar os vários modelos do mesmo existentes;
- permitir a representação contínua com áreas de processos independentes dos níveis de maturidade.
Ele define 5 níveis de maturidade:
1. Inicial: processos caóticos.
2. Repetível: processo disciplinado / gerência de projeto.
3. Definido: processo padrão para a empresa.
4. Gerenciado: controle quantitativo do processo (métricas).
5. Otimizado: melhoria cont ínua do processo.
2. Repetível: processo disciplinado / gerência de projeto.
3. Definido: processo padrão para a empresa.
4. Gerenciado: controle quantitativo do processo (métricas).
5. Otimizado: melhoria cont ínua do processo.
Comparação
Organizações Maduras:
• Papéis e responsabilidades bem definidos.
• Existe base histórica.
• É possível julgar a qualidade do produto.
• A qualidade dos produtos e processos é monitorada.
• O processo pode ser atualizado.
• Existe comunicação entre o gerente e seu grupo.
Organizações Imaturas:
• Processo Improvisado.
• Não existe base histórica.
• Não há maneira objetiva de julgar a qualidade do produto.
• Qualidade e funcionalidade do produto sacrificadas.
• Não há rigor no processo a ser seguido.
• Resolução de crises imediatas.
Níveis
1) Inicial
O processo de desenvolvimento é desorganizado e até caótico. Poucos processos são definidos e o sucesso depende de esforços individuais e heróicos.
2) Repetitível à
Os processos básicos de gerenciamento de projeto estão estabelecidos e permitem acompanhar custo, cronograma e funcionalidade. É possível repetir o sucesso de um processo utilizado anteriormente em outros projetos similares.
3) Definido
Tanto as atividades de gerenciamento quanto de engenharia do processo de desenvolvimento de software estão documentadas, padronizadas e integradas em um padrão de desenvolvimento da organização. Todos os projetos utilizam uma versão aprovada e adaptada do processo padrão de desenvolvimento de software da organização.
4)Gerenciado
São coletadas medidas detalhadas da qualidade do produto e processo de desenvolvimento de software. Tanto o produto quanto o processo de desenvolvimento de software são entendidos e controlados quantitativamente.
5) Otimizado
O melhoramento contínuo do processo é conseguido através de um "feedback" quantitativo dos processos e pelo uso pioneiro de idéias e tecnologias inovadoras.
Avaliações CMMI por estado
Lista de Avaliações CMMI Nível 2
- Cetil Sistemas de Informática SC 2009
- Logocenter SC 2005
- Suntech SC 2009
- Teclógica Serviços em Informática SC 2009
- Citibank SP 2003
- Claro SP 2010
- Dell RS 2003
- General Motors SP 2005
- HP SP 2005
- Itaú SP 2005
- Itautec SP 2008
- Ericsson SP 2001
- IBM Fábrica de Software SP 2003
- Motorola SP 2001
- Senior Sistemas SC 2008
- TIVIT SP 2007
Lista de Avaliações CMMI Nível 4
- Ci&T SP 2006
- EDS RJ 2003
Lista de Avaliações CMMI Nível 5
- Accenture SP 2005
- IBM RJ 2005
- Politec DF2006
- Spread Systems – MSA-Infor Unit MG2010
Referências
http://www.fp2.com.br/fernando/qualidade/Aula.05-CMM_6s.pdf
http://www.blogcmmi.com.br/avaliacao/lista-de-empresas-cmmi-no-brasil
http://www.dcc.ufrj.br/~schneide/es/2000/1/trab/al11_19.ppt
Membros do grupo:
Luiz Felippe Bozzano Lazzarin
Caio Campos Marcos
Roberto Fermino Medeiros
Materia legal!
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