terça-feira, 1 de março de 2011

Ciclo de Vida do Software


1.    Exemplos positivos e negativos que indique o impacto do software sobre nossa sociedade.
 Softwares são ferramentas computacionais que no mundo profissional nos ajudou muito em relação à organização, otimizações em relação a deixarem tarefas manuais muito mais rapidas e práticas, fazendo do trabalho e a vida das pessoas muito mais facil. Porém, acabamos dependendo dos softwares para que tudo funcione, para que aquela sinaleira do trânsito troque suas cores no tempo certo, para que o saque do seu dinheiro num caixa eletrônico acabe sem problemas, para que o relógio digital do seu pulso marque as horas certas, e outras infinitas funções. Então conclusão de tudo isso, é que se algo falhar num desses softwares, sairemos num pequeno ou gigante prejuízo.
.

2.    Exemplos que serão melhores desenvolvidos nos ciclos de vida Espiral, Interação, Queda d’água e Prototipação.

Interação: algum jogo de MMORPG ou um software que mostre o mapa de uma cidade;
Espiral: software que esteja inteiramente pronto quando instalado, como um programa que gerencie os usuários de uma LAN House;
Protótipo: software que gerencie contas;
Queda d´água: programa que gerencie um e-mail.


3.    Desenvolva um protótipo em papel de um sistema inventado por você.

Software para aluguel de carros:
CLIENTE
  • Nome
  • RG/CPF
  • ENDEREÇO 
  • TELEFONE 
LOCAÇÃO
  • Carro
  • Placa
  • Tempo de aluguel
  • Modo de pagamento




4.    Cite alguma desvantagem do modelo Interativo.
Versões Betas enquanto o software não esteja completo.

5.    Você é um engenheiro envolvido no desenvolvimento de um sistema financeiro. Durante a instalação, você descobre que esse sistema  tornará redundante um grande numero de funcionários. O pessoal no ambiente lhe nega o acesso a informações essenciais para completar a instalação do sistema. Em que medida você devera, como engenheiro de sistemas, se envolver nessa situação? É de sua responsabilidade profissional completar a instalação para a qual foi contratado? Você deve simplesmente abandonar o trabalho ate que a organização do cliente tenha resolvido o problema?

 
Terei de esperar o Maximo para que o problema seja resolvido e caso necessário,  deixar em mãos de algum sócio meu a responsabilidade de instalar o software.

6.    Imagine um sistema que você desenvolveria. Qual o ciclo você escolheria? Qual dos autores abaixo você seguiria para elaborar o sistema?

Edward Yourdon
Reconhecendo o sistema
Levantamento
Analise
Projeto
Implementação
Teste
Manutenção


 
7.     (Enade 2008)Considere que você trabalhe em um empresa de desenvolvimento de software e que a empresa tenha decidido desenvolver um novo editor de texto para colocar o mercado. Esse editor deve ser um software que forneça recursos adicionais de apoio a autoria, embasado no estilo de escrita do usuário, o que torna um software de funcionalidade mais complexa. Considere que a empresa deseje disponibilizar o produto no mercado em versões que agreguem esse suporte de forma gradativa, fazendo análise de risco para avaliar a viabilidade de desenvolvimento de uma nova versão. Tendo de escolher um modelo de processo para desenvolver esse editor, e conhecendo as características dos modelos existentes, entre os modelos abaixo, qual é modelo apropriado para esse caso?

E.    Cleanroom




Um comentário: